Ora viva, amigos bloguistas!
Estive fora durante algum tempo, não foi com certeza por não ter trabalhado, mas estive envolvida em variados projetos. Alguns de cariz voluntário e didático, outros, de reciclagem e saberes profissionais.
Mas vou mostrar-vos.
No passado sábado, desenvolvemos a jornada da juventude católica, na nossa paróquia.
Reunimos jovens da igreja da freguesia da Encarnação e convidá-mo-los a refletir um pouco sobre a vida e obra do Santo padroeiro da igreja do Barril - São Sebastião.
Era, por isso importante, afinar vozes e cordas da guitarra do amigo Rodrigo.
Após a benção e a oração de boas vindas, pelo queridissimo Sr. Luís Escola, Diácono da nossa Santa Casa, rezamos juntos cantando, porque "quem canta, reza duas vezes"!
"Ninguém te ama, como Eu
Ninguém te ama, como Eu,
Olha para a cruz, esta é a minha maior prova...
Ninguém te ama, como Eu..."
Depois foi altura de uma breve apresentação da vida e obra do São Sebastião, contextualizando-a historicamente...
Fomentar nos jovens deste país, a graciosidade de conhecer a vida dos Santos e na nossa humildade tentar imitá-la, é com certeza um patamar bonito de subir com dignidade e consciência. É na luta e na adversidade que se consegue chegar a Ele pela Fé e pela Esperança.
Deus é Pai, e como tal só poderá querer o nosso Bem!
Após esta explanação e interação entre nós, foi tempo de convidar os jovens a participar com alegria nos diversos atelier...
...expressão plástica...
Aqui, construímos setas criativas e escreveram frases simbólicas nas fitas vermelhas (sangue derramado dos mártires). No final do encontro estas mesmas setas foram oferecidas e depositadas junto do Santo padroeiro.
...Escrita Criativa...
Outro grupo (de menor quantidade, mas de grande qualidade), escreveram uma bonita carta a Jesus, no género literário escolhido por cada um, com o fundo temático: Eutanásia, Bulling, droga, discriminação ideológica.
Também aqui, o trabalho foi apresentado aos colegas no final do encontro.
...Desenho livre (aguarelas, ou lápis de carvão)...
Neste grupo, foi oferecido aos jovens várias biografias de diversos santos, que, após análise, desenharam livremente um ou mais aspetos que definiam a Fé exercida pelo Santo que mais lhes tocou.
Os trabalhos ficaram expostos na igreja e foram admirados pelos paroquianos com imenso carinho.
O almoço, esse foi partilhado por todos e a "sopinha", obrigatória...ehehehe, oferecida pela comissão da igreja local.
No final do encontro tivemos o privilégio de partilhar conhecimentos com um grupo de jovens seminaristas de Penafirme. Envolta de conversa animada, com linguagem anímica, todos os jovens reciclaram e renovaram a Fé.
E por fim, a tão desejada missa vespertina com o Exmo Sr. Padre Fernando Escola, que alimenta todos os cristãos.
Bem haja a todos os que oferecem o seu dia e o seu trabalho pela Educação Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário