quarta-feira, 2 de julho de 2014

Uma Fada DA ESCRITA... Sophia de Mello Breyner Andresen






Uma fada que navegou na arte da escrita e que finalmente dorme o sono sereno dos GRANDES!
Obrigada pelas maravilhosas histórias...da menina (...do mar) ao rapaz (...de bronze), passando pelo cavaleiro (...da dinamarca) e tantas outras aventuras.
Obrigada pelos sonhos nas letras que tão bem soube bailar na melodia do  "Era uma vez..."
Obrigada Diva...muito obrigada!






Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte.

Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. 
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. 


Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas. 
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário