terça-feira, 1 de março de 2016

Trabalhando a consciência fonológica.




Através dos jogos e dos objetos familiares, a educadora deve fomentar com alguma intencionalidade, momentos divertidos e lúdicos.

 Provocando curiosidades, mas sobretudo, intenções auditivas e articulatórias, assim como da tomada de consciência do som de uma determinada letra...a criança vai progredindo o seu nível da fala e por conseguinte o seu desenvolvimento da linguagem.

Vejamos exemplos ao longo destes jogos simples mas eficazes:



Aqui temos vários brinquedos que as crianças apreciam:
"Como se chama este brinquedo?"
"vamos dizer devagar e descobrir o primeiro som, a primeira letra - DINOSSAURO!
"Então, qual será a letra?"
"Vamos pensar em outros elementos que também começa pelo som D, pela letra D...dinheiro, dente, dentista, Duarte, dia..."



"Vamos ver se na sala existe alguma coisa que começa pelo mesmo som..."
"Vamos desenhar todas estas coisas numa folha e fazer um GRANDE D"




O jogo do BINGO DAS LETRAS
Apresentamos um saco com alguns animais, ou fotografias..
A criança deve retirar de lá o elemento e depois descobrimos o que é e como se chama.


Desvendamos o som da primeira letra e vamos jogando o bingo.
 Enquanto isso, uma criança, dirige-se à bancada das letras e coloca o elemento sobre a carta correspondente.




Outro jogo, é deixar à disposição das crianças, o comboio do alfabeto. 
Depois de apreenderem uma das muitas canções disponíveis, onde a memorização do abecedário se torna simples devido à musicalidade atrativa e muitíssima agradável, as crianças poderão, formar pequenos conjuntos de fotografias...



Este jogo poderá ser livre, deixando as crianças organizarem-se, descobrindo entre si, as dificuldades e os sucessos.



Podemos ainda estimular jogos de conjuntos, com os arcos da ginástica...



Ou com balões...






Ou então o jogo das cadeiras...


Corresponder a carta das letras (som), com a imagem colada na cadeira.


O importante é desenvolver atividades aliciantes, que através de muitas risadas, a aprendizagem esteja de facto presente, permitindo assim, um pleno desenvolvimento na área da linguagem e consciência fonológica.


Mãos à obra e Bom trabalho!

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