domingo, 27 de maio de 2012

Oeste Infantil - As Olímpiadas


No no nosso concelho, a câmara municipal promove uma feira inter-escolas que se desenvolve sempre nesta época do ano. As EB1´s, Ji´s, Agrupamentos, Centros escolares, IPSS´s, Particulares e muitas outras entidades pedagógicas, unem-se para mostrar à população, o melhor da Educação, sempre com o lúdico e boa disposição aliada ao pedagógico.
O tema deste ano é... as Olimpíadas, por isso estivemos na sala a descobrir os diferentes desportos. 
Venham comigo, ver o resultado!


Desportos na relva, na estrada, na água, no gelo...as opções são infinitas!


Aqui está exposto o trabalho e pesquisa deste tema.
Mas...como aqui chegámos?


Iniciámos a assembleia de grupo com a questão:
" O que são os desportos e para que servem?"
As respostas foram imensas, mas tudo serviu para investigar, ler, registar e sentir o prazer de uma boa brincadeira desportiva...


Observámos os equipamentos usados em diferentes desportos...nada melhor que vê-los numa coleção de bonecas! Obrigada Sarinha pelo empréstimo do teu bem precioso brinquedo que te foi oferecido no aniversário.


A "rapaziada do vira", adoraram a desvendar os "habitat´s" destas atividades desportivas e marcámos as rodas com tintas, nas corridas de estradas; colámos papel alumínio na patinagem artística; decorámos com confétis verde os campos relvados dos exercícios e jogos ao ar livre...uma aventura!     


Também houve trabalho de consciência fonológica.
Após a pintura da reprodução dos símbolos olímpicos de SEUL, todos foram à caça das letras... 


Estou muito orgulhosa dos meus piratinhas, pois sem grande esforço, eles soletram, descobrem a letra através do som e fazem correspondências excecionais.
E sabem que mais? 
Tenho 4 meninos que já estão no reino da leitura simples mas consciente.


Afinal o lúdico é também uma excelente ponte para a aprendizagem, mas a motivação interior é a rampa de lançamento para a descoberta natural! 

E para finalizar esta deliciosa semana que passou...três foram os príncipes e princesas que fizeram anos!
O Herói João Balboena, a doce gatinha Maria Leonor e o veloz  e corajoso Francisco. A todos, muitos parabéns pelas bonitas cinco PRIMAVERAS!

Amanhã vamos continuar com o desporto, mas entrando um pouco na magia dos jogos olímpicos, a chama olímpica, as bandeiras, a tradição...vai com certeza ser FANTÁSTICO! Dia 1 de junho vamos visitar a OESTE INFANTIL e brincar nos diferentes stand´s escolares.

BEIJOQUINHAS!! 







Um comentário:

  1. É sempre com muita emoção que visito este blog; o crescimento dos nossos piratinhas é mais que evidente,as suas consciências e competências baseadas na curiosidade que lhes são incutidas dão o ponto de partida para futuros cidadãos despertos para o mundo. Obrigada pela sensibilidade e pelo profissionalismo. Parabéns!!
    Sónia Souto

    ResponderExcluir