quarta-feira, 17 de julho de 2013

Momento refletivo - Reunião.



Depois de muito analisar...


Depois de muito refletir...


Planeamos este dia, com todo o cuidado e profissionalismo.
Assim, após os arrumos normais dos portefólios e dossiers...



Decorámos pequenas garrafas com mensagens muito importantes , chamados registos de avaliação anual, de cada um dos piratas.





A reunião iniciou no refeitório, com a demarcação de lugares, onde cada encarregado de educação e seu filhote, obtinham uma carta mistério (peddy paper)...
Após a conversação inicial de boas vindas, houve a explicação da atividade pedagógica planeada, que permitiria a cada mamã, a observação direta e natural, do seu pirata em funções lúdico pedagógicas.

 " Porque ser criança é algo único e maravilhoso, ofereço-vos um momento delicioso de espuma mágica. A minha criança, ensinar-lhe-á como brincar!"

Espalhadas pela instituição, havia alguns pontos de controlo, onde cada família teria de executar uma determinada tarefa, conforme o registo escrito no peddy paper!


Com atilho, mamã e filhote estiveram unidos durante o percurso e foram só risadas...




Num outro cantinho pedagógico, houve o seguinte pedido: 

 ·         Seguindo o trilho para a sala azul, encontrará uma mesa com marcadores: Deve contornar a sua mão numa folha e depois dentro da sua, deve contornar a do (a) seu (sua) filho (a). Peça à criança para mencionar os cuidados que devem ter com as unhas. Depois de executar tarefa, devem dirigirem-se ao Wc, onde a criança deve demonstrar os movimentos corretos de uma boa lavagem.
 






Houve também atividades relacionadas com o sentido de número...e geometria...


Claro está que a diversão essa tinha de estar presente! Vejam só estes maravilhosos e sinceros sorriso...uma delicia!











Houve observação atenta de atividades de grafomotricidade com recorte específico...


Classificação de insetos:
 "Deve agora colocar de novo o atilho e dirigirem-se ao espaço do antigo recreio do ATL. Encontrará um expositor de insetos. Peça ao pirata, que mencione: Um inseto com asas; um inseto que rasteje e um com 8 patas."


No estendal do pirata poeta, estava um pequeno alguidar com umas molas mágicas (letras)...Aqui tiveram de formar uma palavra/nome conforme o indicado, (consciência fonológica)...


 ·         ""Porque a viagem está a terminar…pode retirar a garrafa com a mensagem específica, que se encontra numa concha mágica…delicie-se com o conteúdo!"




...a leitura atenta da informação contida na garrafa mensagem (ficha de avaliação anual)...




Houve um tempo de partilha de informação pedagógica, e houve também um momento onde foi solicitado, uma avaliação do trabalho pedagógico da educadora. Esta reflexão foi pedida aos pais e também aos piratas, através de uma ficha pré concebida.
(Muito obrigada mamãs...do fundo do coração!)



Por fim...muitos abracinhos, beijoquinhas e...enfim um ano cheio de AMOR E AMIZADE!



Como a instituição permanece aberta até ao fim do mês, reafirmo a todos vós, que estarei disponível para vos receber e conversar um pouco sobre o percurso dos nossos(as) piratinhas! 
Bem haja!



3 comentários:

  1. Momentos que vão ficar para sempre na lembrança das nossas crianças...e na das mães também. Como sempre um trabalho de excelência e uma reunião cheia de mistérios.Mas foi um bocadinho bem passado...Obrigada capitãs por tudo o que proporcionaram às nossas crianças...
    Beijinhos da mamã Dora

    ResponderExcluir
  2. Que forma original de dar avaliações... Adorei...mais um momento de partilha « a sério» com as famílias...
    bjs e boas férias...
    Até setembro

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, adorei, parabéns pela ideia tão original, deve ter sido delicioso!!!

    ResponderExcluir