sábado, 28 de setembro de 2013

As vindimas na creche...será?


As descobertas continuam! É só seguir a seta indicada, subir os degraus até ao mundo dos pequenos piratinhas no berçário e... AÍ COMEÇA A AVENTURA DA SEMANA!


Esta semana explorámos o sabor da fruta da época! O sr. Tó, (por acaso o meu marido), ofereceu-nos um baldinho de uvas escuras, vamos experimentar?




Eram pequeninas, escuras, mas muito saborosas! Afinal quem será a "mãe"destas uvinhas?
A videira é a árvore que dá as uvas
 E assim mexemos, remexemos, cheiramos e exploramos...





"Amanhã vamos visitar uma vinha! Quem quer ir? Boa!!"
E lá fomos garantir novas experiências sensoriais e psicomotoras, nesta viagem de pequenos exploradores!



"Passear contigo, amar e ser feliz...", já dizia a letra da canção. Foi encantador, observar estes pequenos olhos, estas pequenas mãozinhas, as pequenas pernas...eles são simplesmente GRANDES crianças que descobrem cada dia mais um motivo para sorrir e brincar!


A colega auxiliar, encontrou um ninho no meio da videira, foi um encontro muito feliz, este momento!


Bem, agora vamos registar colorindo e manuseando  (lápis de cor, lápis de cera e marcadores).


Foi uma semana cheia de registos pedagógicos, pois era necessário verificar/analisar infinitas aptidões nas crianças, para assim dar inicio ao PI (plano individual), conforme indicação do Manual de Qualidade da Segurança Social.
É muito engraçado verificar que a lateralidade nestas tenras idades ainda não está definida e que existe muito trabalho a estimular dentro da área da motricidade fina... vamos com certeza trabalhar com massa, espuma, plasticina, rasgagem, enfiamentos, entrelaçamentos...já estou a pensar na melhor atitude/estratégia de ação! 



Como piratinhas que somos, é altura de adotarmos um animal de sala. Aqui vos apresentamos a nossa querida...pois é, não tem nome! Os nossos meninos só a chamam de "tatauga", e por mais que eu questione "que nome vamos dar há tartaruguinha?", a resposta é sempre a mesma..."tatauga!".
É uma paixão vê-los a brilhar e a vibrar com tão pouco. Este mundo é simplesmente fantástico.


Vamos organizar para a próxima semana, um saco bem bonito e uma caixa para guardar a "tatauga" e assim convidar as familias, a levarem a nossa mascote num fim de semana. O que vos parece Papás? Caso estejam interessados neste vai e vem de fim de semana, inscrevam-se nessa partilha. É importante esta interação entre as crianças e os animais, a responsabilidade de educar civicamente depende de nós adultos e das nossas atitudes.
Bem, para a semana voltaremos com muitas outras novidades educativas.

A "tempestade" pode cair, mas a adoração pela educação, pelas crianças, e pelo trabalho efetivamente de coração, esse, é uma condição de vida. 
A minha condição de vida!
Beijoquinhas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário