sábado, 2 de novembro de 2013

Ao trabalho piratinhas. É bom crescer!

Olá!
Cá estamos com as nossas aprendizagens e autonomia acrescida!


Pois é, andamos a desenvolver e a reforçar conhecimentos: correspondências, nomeações, com colagens e estruturações espaciais no rosto humano. 
 "Para que serve o nariz?" "Onde estão as orelhas?", "Quantos olhos temos?", "Onde vamos colar o cabelo? Dentro ou fora do rosto?" (...)


A educadora Fátima também nos dá uma ajuda, promovendo aprendizagens específicas com as crianças. 


As aulas da Professora Susana, também merecem destaque, pois fomentam e desenvolvem as capacidades psicomotoras essenciais, tais como o tónus muscular, consciencialização dos limites, conhecimento do próprio corpo...enfim, um sem número de competências que aqui no berçário dos piratinhas são estimulados de forma lúdica mas com consciência.


Também na sala vermelha, oferecemos momentos pedagógicos, dentro da área da música.


Após distribuição dos instrumentos, as crianças descobrem sons. 
Numa primeira etapa, ouvimos o som do instrumento que cada amigo tem. Aguardamos pela nossa vez, para escutar com atenção, como é o som...
Após uma espera...concentrados...sentadinhos...a escutar...FABULOSO! É este tipo de trabalho que vai mais tarde permitir, momentos cada vez mais longos de disciplina de grupo, pensamentos atentos e registos de memória auditiva/visual.


E quando a chuva chega, ficamos cada vez mais dependentes da sala, do espaço lúdico que se quer atrativo e estimulante...


Então, vamos lá buscar criatividade e com as bolas da piscina da sala da aquisição de marcha, com os arcos das aulas de psicomotricidade, vamos reforçar a aprendizagem e cognição das cores!
Outras vezes dançamos rodas cantandas; outras fomentamos a motricidade fina:


Mas quando damos um pincel...acontece magia:
Sorrisos de alegria!!


"Vermelho é o morango, a língua, a camisola da Jéssica e a tinta!"

Na quinta feira fomos ao "Paõ por deus", uma festa tradicional da nossa região.
Com saquinhos na mão, "batíamos à porta" pedindo o "Pão por deus"...




A população, gentilmente ofereciam doces tradicionais. 
Os familiares, partilhavam beijoquinhas e sorrisos. 
A festa, essa era garantida, com o sol e alegria própria de quem ama a infância!


Neste desfile de tradição cultural portuguesa, fomos também surpreendidos por um encantador cachorro negro...e os piratinhas apenas com os seus dois aninhos de vida, abraçaram e nada recearam esta visita irriquieta, que não parava, saltando de colo em colo!
A nova geração, ama os animais, respeita-os, e isso é simplesmente MARAVILHOSO!




Maravilhoso, foi também a visita do nosso querido amigo Simão Machado. O meu Simão, está no 1º ano do 1º ciclo e veio mostrar os seus trabalhos com a sua mamã!


Estás tão crescido "Machadinho", mesmo muito alto! Adorei ver o teu nome com letra manuscrita...mas agora vou dizer-te um segredo...sabes...tenho muitas saudades tuas...dos teus miminhos...e das tuas massagens!! Volta sempre que queiras, porque os nossos braços estarão sempre abertos!

Quanto aos nossos piratinhas do berçário, que estão doentinhos, mandamos 
uma beijoquinha enorme e votos de rápidas melhoras, porque sentimos saudades vossas...

Voltem depressa, por favor!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário