quinta-feira, 24 de julho de 2014

"Peddy paper pedagógico" - ultima reunião


Olá!
Pois é verdade, ontem foi a nossa reunião de fim de ano letivo. 
Este encontro tem como objetivo, promover partilha de interesses entre os encarregados de educação e a comunidade educativa.
Mas nos piratinhas do berçário, esta meta foi largamente ultrapassada. Os Pais foram convidados a participar num peddy paper...

"Seja bem-vindo! Acabou de entrar no mundo dos piratinhas e das aventuras. 
Coloque a brincadeira no coração e siga o trilho pedagógico dos piratas. 



 "1-Para tal irá agora ancorar na ilha A. Esta ilha didática indica que o/a piratinha deve desenhar uma figura humana (boneco). A mamã deve indicar à criança o preenchimento do rosto com olhos, boca, nariz, cabelo, depois a barriga, braços, pernas, pés, mãos e dedos. O Seu educando conseguiu efetuar a tarefa? Como avalia? Como prémio de participação pode retirar a 1º surpresa e coloca-lo no cesto."



 2- Seguindo os ponteiros do relógio, irão atracar na ilha B. Esta mesa pedagógica solicita, que a criança nomeia os transportes que andam na água, no ar e na estrada. Deixe-a brincar livremente enquanto vai questionando. Pode também perguntar quantas rodas tem; que outro transporte conhece… Como participação pode retirar o 2º prémio O Seu educando conseguiu responder corretamente? Como avalia?





3- As estrelas do céu indicam outra viagem. De mãos dadas vão agora para a ilha C. Aqui o piratinha deve desenvolver o pensamento de correspondência, cor e quantidade. A Mena irá fomentar o jogo e a mamã deve avaliar a prestação do(a) piratinha. Como participação pode retirar o 3º prémio.




 4- A maré alta leva-nos para novas aventuras. A ilha D convida-nos a conhecer os nomes de várias famílias de animais. Com as variadas imagens de animais, vá questionando o nome do género de cada um. Verifique se ele relaciona também o som que esse animal faz (onomatopeia). Avalie o sucesso desta atividade. Retire o 4º prémio, por favor!




5- Está na hora de voltar ao porto de abrigo E. Dentro da caixa encontram-se várias tesouras e bolinhas de plasticina. Fomente momentos de modelagem reforçando sempre o movimento de recorte. Esta aquisição da motricidade fina é a base de todas as outras que virão  (desenho…escrita…). Avalie o sucesso desta atividade e retire o 5º prémio, por favor!




 A aventura chegou ao fim, vamos para a sala Amarela desvendar os SEGREDOS DA AVALIAÇÃO FINAL! Encontre a sua garrafa mensageira!"




E assim terminava o peddy paper pedagógico de 2014. 
De forma lúdica, promoveu-se uma interação entre pais e filhotes. Usando a brincadeira, os papás puderam avaliar a prestação dos seus tesouros, a socialização destes, assim como verificar uma das muitas atividades educativas desenvolvidas ao longo do ano.



Já na salinha Amarela, partilhámos pontos de vista, explicou-se o porquê deste encontro, entregou-se o portefólio das crianças e assistiu-se ao DVD destes famosos piratinhas ao longo do ano.



Já no final do encontro, solicitou-se aos encarregados de educação, uma pequena reflexão sobre  a prestação da educadora ao longo do ano. Assim foi distribuído pelos pais um pequeno inquérito o qual tinha como meta principal a sinceridade anónima mas educada!


Os resultados...e hoje posso dizer...muito obrigada pelo carinho.!!
 Certamente o profissionalismo  foi conseguido porque os V/ piratinhas são cinco estrelas e as pontes da comunicação entre nós, pais e comunidade educativa, foram sempre favorecidas, abertas e respeitadas.
Um bem haja a todos nós, porque as CRIANÇAS, são a nossa principal motivação!

Beijinhos



2 comentários:

  1. Muitos Parabéns Laura por todo o seu trabalho maravilhoso e por continuar a partilhá-lo!!!
    Beijinhos cheios de Saudades
    Vânia Gomes

    ResponderExcluir
  2. Laura...muitos parabéns pela forma afetuosa com que mostras o teu trabalho.
    Embora comente pouco gosto sempre muito do que vejo por aqui.
    Boas férias. Beijinhos e abraços.

    ResponderExcluir