domingo, 17 de maio de 2015

Peixes e aves...no reino dos animais!




Nestes últimos dias, andamos a pesquisar o reino animal!
Começamos pelo vasto mundo dos peixes e os seus diferentes habitas..., por isso todos investigaram em livros e enciclopédias o mundo mágico das escamas, barbatanas e ovos aquáticos (ou não!)


Selecionámos um vasto leque de fotografias e estimulámos uma conversa de grupo...
Todos puderam participar, esperando a sua vez, comentando e opinando...afinal têm 3/4 anos de vida, cheia de visões e experiências!!
Vamos verificar a veracidade destas opiniões, para isso "vamos ler",experimentar, e concluir em conjunto a resposta certa...



Saímos para a rua e procurámos a carrinha do Sr. Peixeiro, que percorre a localidade com peixinho fresco da lota...



De facto tem barbatanas e escamas...mas porque morreram?
Pois, é que fora do meio aquático, eles não sobrevivem...


"Cheira a praia!" , "Porque estes peixes vieram do mar, mas também sabemos que existem peixes de água doce, que vêm dos rios ou lagos!"


Então a mamã e o papá da doce Margarida Santos surgiram com uma surpresa...e esta, bem viva e alegre...o que será??


Tcharam...um peixinho dourado e laranja!
Foi uma loucura total. Foram mimos, horas a fio a ver o peixinho a nadar e a passear no seu novo habitat...estiveram extasiados o dia inteiro!



Depois foi tempo de registar, fazer alguns trabalhos de expressão plástica e motricidade fina, mas sempre em redor do mundo animal, neste caso, os peixinhos!



Porém dois dias depois, quando chegámos à sala, o nosso Nemo (nome dado pelas crianças, porque visualizámos o filme e simplesmente adoraram), tinha morrido. Tivemos de conversar e extrair sentimentos de tristeza e desilusão, mas a aprendizagem e a superação da frustração são temas igualmente tão importantes a trabalhar e a estimular. O ser humano apresenta no seu todo um somatório de resoluções de conflitos quer positivos ou negativos...depende de nós, sabermos moderar com a criança a sua conflitualidade!



Mas os dias passaram e temos um aquário com um novo inquilino e o nome manteve-se NEMO, "...porque o outro Nemo, também era muito lindo!"

Entretanto, voltámos ao reino animal, mas desta vez, ao mundo das aves, penas, bico e asas...


Então e os ovos?


Sim, os ovos vêm das aves, que os acolhem no seu ninho e aí os aquecem...ou não!





A casca do ovo é fina! Por que será?


Este ovo de galinha, não foi aquecido no seu ninho, e quando o abrimos tivemos uma surpresa!
Havia clara e gema, que não conceberam uma ave! Porquê?


Mas o papá da querida Leonor Quinta,
 trouxe-nos um mimo para observarmos e tirarmos conclusões...



 

Que delicia de fotografias, não concordam?



E ainda...o papá Leonel, ofereceu também um periquito...a nossa sala tem um cantinho da natureza encantador!
Obrigada!


Todos os dias os piratinhas, visitam o cantinho, procuram abastecer com os elementos necessários ao bem estar dos nossos amiguinhos. Simplesmente maravilhoso!
Rio é o nome do periquito (claro está que o filme do Rio II, foi visualizado, para descobrirmos os diferentes bicos e sua importância na alimentação das aves, e o nome foi logo adotado!)


Vamos fazer uma escala, para que todos possam levar o Rio num fim de semana e tratar da sua segurança, alimentação e higiene. É preciso também explicar que não podemos colocar o nosso dedo na gaiola, porque podemos assustar o periquito e assim ele nos morder, defendendo-se. Afinal as aves não são más, mas simplesmente protegem-se de situações estranhas.

Vamos agora investigar os mamíferos...cavalos, zebras, ovelhas...mas por favor, não nos ofereçam mamíferos!!!!!!!!!

Mas  se alguém nos quiser convidar a visitar uma quinta, um estábulo, uma escola de equitação...seria fantástico essa experiência!




AQUI FICA O PEDIDO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário