Olá amiguinhos!
Esta foi a semana de castanhas e tradições culturais. No nosso concelho, será feriado dia 11 de novembro, porque festejamos com alegria o São Martinho!
Decorámos a nossa escada, com as castanhas de papel, que pintámos durante a semana. Pintámos com marcador castanho e depois com cola liquida, passámos o pincel que desbotou a cor castanha...para finalizar, colámos alguns pequenos quadrados de outro papel. Aplicámos um laço e nasceu a Maria Castanha!
Também fomos passear à nova extensão do lar da nossa Casa do Povo...ouvimos uma história no bonito terraço. Que maravilhosa manhã, pena foi, que um amiguinho puxou o elástico do chapéu de outro amigo, e este magoou o rostinho e a vista! Se queremos ser crescidos como os manos mais velhos, ou como os meninos do jardim, então não podemos fazer mal uns aos outros.
Os beijinhos e abraços deixam um sorriso no rosto e o coração feliz!
Outra das atividades programadas e estimuladas durante a semana, foram os jogos de estruturação espacial:
"Estou dentro do arco...agora estou fora do arco...
"...O amigo põe a bola debaixo do banco...a amiga coloca em cima do banco...
...vamos colocar uma bola em cima da cabeça...agora vamos pôr, duas bolas em cima da cabeça...
e brincando vamos aumentando a dificuldade dos pedidos.
Tudo isto permite explorar o corpo, concentração máxima, compreensão das diferentes estruturas espaciais, conceito de quantidade, jogo de grupo...tantos e variadíssimos conceitos pedagógicos transversais!
Ao nível da motricidade fina, uma competência que deve ser incentivada também aqui na creche, oferecemos às crianças uma tesoura.
As reações foram muitas, "como é que isto corta?"
Algumas crianças, souberam manuseá-la, outras descobriram ao longo do tempo, outros ainda necessitaram de ajuda e do modelo (adulto).
Engraçado foram sem dúvida as forças utilizadas....
Deixar experimentar e usar é o segredo do desenvolvimento das capacidades, mas sempre com a segurança e a auto estima, presente!
Os amigos finalistas da sala azul, apresentaram a peça.
Estavam maravilhosos! E os amarelinhos cantaram e encantaram!!
Infelizmente não podemos colocar aqui as fotografias porque não temos autorização... também houve a visita dos Gaiteiros da Freiria que animaram a festa, e juntos organizámos um bailinho...
Mas deixamos o relato e a promessa que foi espetacular!
Espetacular foi também a degustação das castanhinhas!
São boas, Nônô?
Agora uns miminhos muito carinhosos para os amigos:
Tomás Ferreira, Rodrigo Cruz, Gonçalo e por fim a mamã da Jéssica!
Rápidas melhoras, sentimos saudades vossas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário