domingo, 4 de março de 2012

ESTÃO CADA VEZ MAIS CRESCIDOS!

No "jardim" da infância, as "flores" crescem ao sabor das aprendizagens fomentadas e o cuidado dos "jardineiros" têm de corresponder com essa ânsia de evoluir. 


É notório a evolução sentida nos piratas da sala azul.
Esta semana a nossa doce educadora Raquel, contou-nos uma história sobre uma letra a T.
A partir desse momento, muitas actividades foram fomentadas para a consciencialização da noção fonológica. Venham espreitar...
  


Brincámos mesmo ali no recreio com giz colorido e tentámos adivinhar que letra transmitia o som que eu reproduzia. Através do lúdico, tudo é possível no pré-escolar. E os jogos fomentam a curiosidade e a aprendizagem informal, por parte dos piratinhas, mas, intencional da minha parte.









Outra área curricular trabalhada, foi a grafomotricidade. Com a tesoura cortámos folhas pré-desenhadas, com a finalidade de coordenar a motricidade fina e a ocular. A concentração é muito elevada ;) ehehehe!







Os nossos príncipes da Varicela já regressaram. E analisámos os vestígios no corpinho do amigo Gustavo. 
"Sabes Laurinha, isto dava muita comichão, mas eu não podia coçar!"
 Voltam uns, mas infelizmente ficam outros. Desta vez temos o Rodrigo, o Tomás, o Simão e o Lucas.


Na área das expressões, trabalhámos arduamente na modelagem de números. Com farinha, sal e água quente, formámos uma massa consistente que foi moldada à vontade durante algum tempo, depois, com as nossas mãos mágicas modelamos o número que quiséssemos. De seguida, deixámos secar muito bem ao sol e por fim foi aplicar cor. Ficou muito giro! Com certeza que durante a próxima semana iremos dar uma camada de verniz e colar por trás ímen, para que possam colar no frigorífico lá de casa.









Outra actividade promovida foi a pintura de aguarelas em papel vegetal de arquitecto. Primeiro desenharam com um lápis de carvão, seguido, de pintura com pincel. Infelizmente não tenho fotografias, mas posteriormente, quando ficou seco colámos num pedaço de cartolina preta e este trabalho ficou fantástico, na minha humilde opinião! Vejam o placar da entrada e digam-nos o V/ parecer, por favor!


Na área da matemática, muito explorámos esta semaninha! Confesso que é um tema do qual sou apaixonada e do qual estou a desenvolver um projecto de edição, logo...toca a estimular o gosto pelas descobertas e raciocínio lógico.
Aqui está os números no processo da modelagem e pintura...


Outro trabalho de reconhecimento do algarismo com o seu grafema foi modelar também papel de alumínio.





Para que a criança tome consciência de sentido de número, isto é, associe o grafema do algarismo com a quantidade que corresponde, nada melhor que proporcionar contagem com materiais que lhe são familiares. Assim, fomentámos um jogo que desenvolveu várias competências pedagógicas.
Utilizando os tradicionais "ferrinhos", eu tocava algumas vezes e pedia às crianças que contassem baixinho, quantas vezes ouvissem esse toque. De seguida, solicitava a um dos piratas que me mostrasse qual era o algarismo que correspondia a essa quantidade ouvida.  Por fim era promover mais uma contagem de materiais que ali estavam disponíveis. Todos, mas todos, desde os mais pequenos (4 anos) aos mais crescidos, corresponderam positivamente ao objectivo.



Também costurámos... seriámos e classificámos...
"Brincámos" com as linhas/superfícies onduladas e curvas, e com as rectas e a régua...foi fantástico!

 

Aqui as aprendizagens são afectivas, verdadeiras, regadas com carinho, amor, mas... com ralhetes também e à mistura. Apesar da minha rouquidão permanente a ajuda amiga das restantes colegas, fazem-me sentir uma verdadeira fada, porque é neste espaço pedagógico que encho o meu coração de dádivas e agradeço todos os dias a benção que recebo.

Adoro-vos meus piratitas safadolas!




3 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso...adoro visitar-vos.
    Parabéns!
    Amigos "Carochinha"

    ResponderExcluir
  2. Que lindos os nossos piratinhas!!!
    Simplesmente fantástico e encantador os trabalhinhos que as nossas capitãs lhes proporcionam...
    Continuem assim!!Beijinhos para todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Não me canso de agradecer, de felicitar porque realmente está a ser feito um trabalho extraordinário. As competências que os nossos piratinhas estão a adquirir vão permitir-lhe uma integração no 1º ciclo bem mais confortável, positiva e de grande confiança. Quase tenho pena de que a minha Catarina tenha de "crescer". Um beijinho com muito carinho e de grande gratidão :), a mamã da Cati princesa bailarina cor-de-rosa

    ResponderExcluir